dinamica de grupo
Andressa MIRANDA ARAUJO
FERNANDA PEREIRA lOPES
JONATHAN AUGUSTO DA sILVA
POLLIANE MONTEIRO RIBEIRO
PRISCILLA FARIA PINTO
REJAINE APARECIDA SOARES
RONALDO ANTÔNIO
SUELENE BAESSA
dinâminca de grupo
Dinâmica de Grupo
Trabalho apresentada ao Curso Técnico de Administração da Escola Politécnica Ramos Prof. Wellington Feijó.
Conselheiro Lafaiete
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A Dinâmica de Grupo surgiu bem antes de haver qualquer menção à estrutura organizacional das empresas e sociedade. Tudo começou no período paleolítico, com as ingénuas brincadeiras das crianças, imitando os pais a utilizar as armas na simulação de brincadeiras de guerra. Neste período já há impressões arqueológicas de que eles tinham consciência do jogo, como por exemplo, o facto de usarem bexiga de animal como bola.
Na Idade Média, surge a ideia da simulação de situações, onde os pagens simulavam "guerras" com as crianças, havendo já, nesta época, a ideia de vitória e derrota que um jogo pode causar.
No entanto, o conceito de dinâmica de grupo como o conhecemos surgiu entre 1935 e 1955. Como elementos centrais da definição de um grupo, pode-se destacar a interdependência funcional entre os seus membros, a partilha de um objectivo comum e a existência de papéis e normas.
Um dos teóricos que mais influenciou o estudo de grupos foi Kurt Lewin, instituindo o termo "Teoria de Campo", que entende que o ser humano age num mundo de forças, com cargas positivas ou negativas. Lewin criou ainda a Teoria da Dinâmica de Grupos, onde procura analisar as estruturas do grupo, como o poder, a liderança e a comunicação, de um ponto de vista interindividual.
2. DEFINIÇÃO DE DINÂMICA DE GRUPO
As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que