Indisciplina na sala de aula
• CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS NORMAS
* Construir juntos
O professor deve propiciar ao aluno o estabelecimento conjunto de regras em sala de aula.
*Necessidade de dizer o Porquê
Há necessidade de que o professor explique o porquê de cada norma o os limites para possibilitar a participação consciente dos alunos.
• COMPROMISSO COM O COLETIVO ESCOLAR
* Assumir juntos
As regras estabelecidas por todos devem ser assumidos por todos
* Comprometer-se com a melhoria das condições de trabalho
O professor deve lutar para alterar as condições objetivas de trabalho(número de alunos por sala,salário,projeto educativo,etc)
• TRABALHAR A AFETIVIDADE • O trabalho em sala de aula não transcorre baseado apenas na cognição e sim também em uma grande carga afetiva envolvida, podendo passar por agressão, busca de afeto ou aceitação.
“As condições afetivas favorecem e facilitam a aprendizagem”
• ENFRENTANDO SITUAÇÕES DE CONFLITO Mesmo com todo trabalho educativo e preventivo as normas são rompidas, o que pode ser feito?
* Enfrentar logo no começo Os problemas de disciplina devem ser aprofundados e solucionados logo quando surgem, pois se não são resolvidos podem determinar a perda de tempo em sala de aula e problemas maiores entre professor e aluno
* Postura - Diálogo: a atitude de diálogo é fundamental para a superação dos problemas de disciplina, o professor deve ajudar o aluno refletir sobre o que está acontecendo - Esgotar as possibilidades no âmbito de ação: é preciso superar a fragmentação das relações, as situações de conflitos devem ser superadas até que se esgotem as possibilidades de soluções.
* Formas de Enfrentamento
Quando o professor não esta conseguindo manter a disciplina em sala o que se pode ser feito: - Auto análise do professor - Diálogo, muito diálogo - Contato do professor com colegas de trabalho - Contato professor com coordenação e direção
*Aplicação de