INDISCIPLINA EM SALA DE AULA
1 INTRODUÇÃO
O problema da indisciplina em sala de aula em todas as escolas têm sido sem dúvida, uma das maiores preocupações existentes entre os educadores em todo o Brasil. Pesquisas pedagógicas têm demonstrado o quanto se perde tempo em sala de aula com questões de disciplina. O mais importante é descobrir onde e como o problema se manifesta, para então, se encontrar soluções e tentar amenizar o quanto antes a situação.
Assim, o objetivo deste trabalho é através de uma pesquisa quali-quantitativa, fazer uma análise dos fatores responsáveis pela indisciplina em sala de aula. Assim, pode-se mencionar diversos fatores pelos quais a indisciplina se manifesta: conversas paralelas; dispersão; falta de respeito com os professores em sala de aula; negam-se a participar das aulas; saem no corredor na mudança de professor; merendam na sala de aula em horário de aula; fazem bagunça na sala de aula no horário em que não tem ninguém; professores sem autonomia em sala de aula. No final deste trabalho, espera-se contribuir para a melhoria de métodos e metodologias que ajudem na redução cada vez mais significante da indisciplina em sala de aula.
1.1 JUSTIFICATIVA A questão indisciplinar é uma das principais temáticas que preocupam professores, gestores e demais membros da comunidade escolar. Dentro desta realidade constitui-se necessário conceituar disciplina para só então se entender o que é indisciplina.
Na realidade em que convivemos a herança secular que a humanidade desenvolveu do individualismo, no qual interesses particulares sobrepõem-se aos coletivos, os interesses de dominação sobrepõem-se aos de emancipação humana. Neste contexto a disciplina se torna um instrumento de autoritarismo.
Na escola o pivô da indisciplina é o aluno (senso comum), mas que fatores mais estão envolvidos nesta questão tão complexa que é tratada de forma tão simplória e assistêmica?
Pensando nesta temática que elaboramos o presente projeto: