conferencia da onu
Evento em Yokohama busca soluções contra desenvolvimento de arsenais atômicos
Kanto , Kanagawa , Yokohama - Efe
A cidade de Yokohama (Kanagawa) está sediando a 18o edição da Conferência sobre Desarmamento da ONU, tendo como lema a "alarmante crise de proliferação nuclear diante da segurança e paz regional". O evento, que começou na segunda 21, reúne representantes de quinze países - entre eles EUA e Irã - e objetiva estudar possíveis soluções para as recentes crises relacionadas ao desenvolvimento de arsenais nucleares na Coréia do Norte e no Irã.
A conferência acontece em meio à crescente preocupação no leste asiático diante da possibilidade de que a Coréia do Norte realize testes nucleares subterrâneos. Em fevereiro do ano passado o país reconheceu oficialmente que possui armas atômicas.
Já no Oriente Médio, o governo iraniano voltou a afirmar que "não está na agenda" renunciar ao programa de enriquecimento de urano, que pode ser desviado para a produção de armas nucleares.
Mercado negro
Outro assunto que merecerá atenção especial dos especialistas presentes na conferência é o comércio clandestino de equipamentos e tecnologia nuclear. Este mercado negro é umas das principais causas da proliferação de dispositivos que podem ser usados para produzir armas de destruição em massa, cuja pesquisa e desenvolvimento é oficialmente restringida.
O Japão sedia conferências anuais sobre desarmamento desde 1989.