conferencias onu
Os sérios problemas ambientais que afetavam o mundo foram a causa da convocação pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1968, da conferência das que veio a se realizar em junho de 1972 em Estocolmo.
Esta Conferência chamou atenção das Nações, para que as ações humanas estavam causando série degradação da natureza e causando severos riscos ao bem estar da própria sobrevivência da humanidade.
Homem é tido como centro de todas as atividades realizado no planeta, desconsiderando o fato de que a espécie humana ser parte da grande cadeia ecológica que rege a vida na terra.
A Conferência contou com representantes de 113 países, 250 organizações-não-governamentais e dos organismos da ONU. A Conferência produziu a Declaração sobre o Meio Ambiente Humano, Uma Declaração de princípios de comportamento e responsabilidade que deveriam governar as decisões concernentes a questões ambientais.
Outros resultados formais foi um plano de Ação que convocava todos os países, os organismos das Nações Unidas, bem como todas as organizações internacionais a cooperarem na busca de soluções para uma serie de problemas ambientais. Rio de Janeiro 1992.
Em 1988 a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução determinando à realização, até 1992, de uma Conferência sobre o meio ambiente e desenvolvimento que pudesse avaliar como os países haviam promovido a proteção ambiental desde a Conferência de Estocolmo de 1972. Na sessão que aprovou esta resolução o Brasil ofereceu-se para sediar o encontro em 1992.
Em 1989 a Assembléia Geral da ONU convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), que ficou conhecida como (Cúpula da Terra), e marcou sua realização para o mês de junho de 1992, de maneira a coincidir, com o Dia do Meio Ambiente.
Dentre os objetivos principais dessa conferência, destacaram-se os seguintes:
a) Examinar a situação ambiental mundial desde 1972 e suas relações com o