Conferências da ONU sobre o meio ambiente
Essa Conferência chamou a atenção das nações para o fato de que a ação humana estava causando séria degradação da natureza e criando severos riscos para o bem estar e para a própria sobrevivência da humanidade.
Foi marcada pelo confronto entre as perspectivas dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento.
Contou com representantes de 113 países, 250 organizações não governamentais e dos organismos da ONU.
A partir de Estocolmo, o mundo, de forma tímida, passou a ver as questões ambientais não mais como possibilidades remotas e sim como uma realidade presente em toda a extensão social.
ECO 92
Conferência sobre o meio ambiente e desenvolvimento que pudesse avaliar como os países haviam promovido a Proteção ambiental desde a Conferência de Estocolmo de 1972.
A ECO – 92, contou com a presença de 172 países representados por aproximadamente 10.000 participantes, incluindo 116 chefes de Estado. Além disso, receberam credenciais para a companhar as reuniões cerca de 1.400 organizações não governamentais e 9.000 jornalistas.
Os objetivos principais dessa conferência foram:
-Examinar a situação ambiental mundial desde 1972 e suas relações com o estilo de desenvolvimento vigente;
-Estabelecer mecanismos de transferência de tecnologias não-poluentes aos países subdesenvolvidos;
-Examinar estratégias nacionais e internacionais para incorporação de critérios ambientais ao processo de desenvolvimento;
-Estabelecer um sistema de cooperação internacional para prever ameaças ambientais e prestar socorro em casos emergenciais; e
-Reavaliar o sistema de organismos da ONU, eventualmente criando novas instituições para implementar as decisões da conferência.
Como produto dessa Conferência foram