Mateus
Introdução ao SOAP
Este capítulo introduz a essência do protocolo SOAP (SIMPLE OBJECT ACCESS PROTOCOL) ao mundo dos serviços na Web. SOAP é um protocolo baseado em XML para troca de informação entre computadores. SOAP habilita aplicações-cliente se conectarem a serviços remotos e invocarem métodos remotos que proveêm serviços. Assim, uma aplicação-cliente pode adicionar um serviço disponibilizado na Web, a seu feature set, por localizar o serviço SOAP apropriado e invocar o método correto.
SOAP pode ser usado em uma variedade de sistemas de mensagens e protocolos. Mensagens SOAP são escritas inteiramente em XML e, portanto, é independente de linguagem e plataforma. Desta forma, um cliente Java usando SOAP, rodando sobre Solaris, ou a cliente Perl usando SOAP rodando em Linux, podem se conectar um servidor Windows 2000 executando SOAP. O protocolo SOAP representa a essência da arquitetura de serviços na Web, habilitando diversas aplicações a trocarem dados e serviços.
O seguintes tópicos são cobertos neste capítulo:
Uma breve visão do protocolo SOAP através de um exemplo de troca de mensagens.
Detalhes sobre a especificação SOAP através de mensagens XML.
Uma visão das regras de codificação SOAP, incluindo regras para tipos simples, arrays e structs.
Detalhes de como usar SOAP sobre HTTP .
Uma visão geral das atividades do W3C relacionadas ao SOAP.
Uma visão de uma implementação SOAP e uma descrição das principais questões sobre interoperabilidade.
SOAP
A especificação SOAP define três partes principais:
Especificação do envelope SOAP
O envelope SOAP XML define regras específicas para encapsular dados sendo transferidos entre computadores. Isto inclui dados específicos da aplicação, tais como nomes de métodos a invocar, parâmetros de métodos, ou valores de retorno. Pode também incluir informação sobre quem deve processar os conteúdos de envelopes, e no caso de falha, como codificar mensagens de erro.
Regras de