Mateus
Cal Virgem
Cal virgem
O Óxido de Cálcio (CaO), mais conhecido comercialmente como cal, é um dos materiais de construção mais antigos do mundo. Obtido pela decomposição térmica (calcinação ou queima) de rochas calcárias moídas em diversos tipos de fornos, a uma temperatura média de 900°C conforme NBR 6.453/88 – ABNT.
Na construção civil, ela desempenha um papel vital para garantir a durabilidade das argamassas e a longevidade das construções, além de facilitar o trabalho do pedreiro dando a popular “liga” à argamassa fresca e tem a função de aglomerar os grãos de areia durante o processo de endurecimento do revestimento.
Sua utilização é muito abrangente nos mais diversos segmentos: construção civil, construção de estradas, siderurgia e metalurgia, indústria química, papel e celulose, indústria alimentícia, agricultura, saúde e preservação ambiental.
As empresas extratoras desse mineral que estão legalizadas localizam-se principalmente no Nordeste, Sudeste e Paraná, como mostra a figura abaixo.
Sendo que as mais conhecidas são as marcas Cal Hidra, Cal Itaú/Cal Votorantim, sendo que os custo do saco de 20kg, entre todas as marcas ficam entre R$5,00 à R$12,00.
Para o processo de uso desse aglomerante, primeiramente compra-se a cal em sacos de 20Kg. Após recebê-los na obra fazer um empilhamento de no máximo 15 sacos, mantidos em local seco, arejado, colocado a uma altura de no mínimo 30cm do solo podendo ser em cima de estrados para não receber umidade por capilaridade em lugar coberto . Para a sua preparação é muito importante que se use a cal que estiver a mais tempo na obra para evitar que esse material vença a sua validade que é de 12 meses. Para utilizá-la na argamassa devemos hidrata-la, processo que leva no mínimo 48 horas, onde a cal é misturada com arreia e água em um reservatório que aguente altas temperaturas, pois essa adição gera uma reação na temperatura podendo chegar a