mateus
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
O Barroco em Portugal aconteceu em meio a decadência do país e Contrarreforma Católica, e já em 1640 pela reação de Restauração do Estado. De 1580 à 1756 foi um período de alternância de momentos de depressão e outros de euforia e nacionalismo, resultando em uma arte turbulenta diferente da clareza e racionalismo do Classicismo, anterior.
No Brasil o Barroco também ocorreu a partir do século XVII, a princípio influenciado pelos jesuítas que dominavam o ensino. Foi o primeiro estilo artístico do Brasil.
Características Literárias e Artísticas DO BARROCO
* O Dualismo ou Bifrontismo – arte do conflito, do dilema, da contradição e dúvida. Há o uso intenso de antíteses, paradoxos e oximoros.
* O Fusionismo – tentativa de conciliação de contrários, por exemplo Claro e Escuro, Alma e Corpo, Fé e Razão, Vida e Morte, Céu e Terra….
* O Feísmo – rompe-se com o equilíbrio clássico, pois é contrário à harmonia, sobriedade, clareza. Caracteriza-se pelo “Belo Horrendo”, pessimismo, irregularidade, retorcimento e exagero, que é marcado pelo Rebuscamento das figuras e palavras.
* Pessimismo – visão desencantada do homem, retoma a concepção bíblica de que o homem é pó e ao pó voltará, vigente na Idade Média.
* Cultismo ou Gongorismo – rebuscamento da forma, jogo de palavras e imagens, através de metáforas, trocadilhos, hipérboles, antíteses, sinestesias e outras tantas figuras de linguagem, de som e pensamento.
* Conceptismo ou Quevedismo – aspecto voltado ao jogo de ideias e conceitos para a argumentação, uma atitude intelectual.
Principais artista e escritores do barroco:
- Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) - escultor
- Bento Teixeira - poeta
- Gregório de