Graduanda
INTRODUÇÃO
A síntese apresentada tem o intuito de descrever o funcionamento, a estrutura e a organização de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), conhecer delimitar e apresentar o papel do nutricionista dentro da UBS.
Para se determinar parâmetros para a observação da UBS é necessário se ter conhecimento de como foi criado a Atenção Primária da Saúde, onde a UBS está inserida sendo que ela é a porta de entrada para a população no Sistema Público de saúde, é necessário o definir quem é a equipe atuante dentro da UBS, delimitar a formação que essa equipe terá para o atendimento a população.
Cada UBS tem o seu dever de prestar serviço para a comunidade em que está instalada, tendo os seus programas redirecionados para a população que atende, já que é para aproximar a população e a atenção básica, tense esse esquema.
Sendo assim aconteceu uma entrevista na UBS do bairro Jd. Novo Colorado II no dia
07 de outubro de 2014, para conhecer e apresentar a UBS e a inserção do nutricionista na atenção primária a saúde.
Página |4
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde de 2006, foi utilizado como base para se obter informações sobre as orientações fornecidas pelo Ministério da Saúde para a estruturação, composição e funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.
Para se conhecer as atribuições que o profissional nutricionista possui dentro da
Unidade Básica de Saúde, se fez o uso da cartilha “O Papel do Nutricionista na Atenção
Primária a Saúde”, que foi estabelecido em 2008 pelo Sistema Conselho Federal e Regionais de Nutricionistas.
A Cartilha do Programa Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde de 2012, foi utilizado para o conhecimento de como ocorreu a formação da atenção básica da saúde, e como ocorre o funcionamento e designação das Unidades Básicas de Saúde.
Utilizou-se os conceitos e diretrizes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família para se ter o conhecimento de como o profissional