graduanda
1- Por estudos com raios-X de peptídios cristalinos, Linus Pauling e Robert Corey encontraram que a ligação C – N na ligação peptídica é de tamanho intermediário (0,132nm) entre uma ligação C – N simples típica (0,149nm) e uma ligação dupla C=N (0,127nm). Eles também encontraram que a ligação peptídica é planar, ou seja, todos os átomos ligados ao grupo C – N estão localizados em um único plano e que os dois carbonos α ligados ao C – N são sempre trans (isto é, estão em lados opostos da ligação peptídica):
a) O que indica o comprimento da ligação C – N na ligação peptídica a respeito da sua força e da sua ordem de ligação, isto é, se ela é simples, dupla ou tripla?
b) A luz da resposta dada em a, explique a observação de ser o comprimento da ligação C-N intermediário entre uma ligação dupla e uma simples.
c) O que nos dizem as observações de Pauling e Corey a respeito da facilidade de rotação ao redor da ligação peptídica C – N?
2- William Astbury descobriu que o padrão de difração dos raios-X da lã mostra uma unidade estrutural repetitiva espaçada de aproximadamente 0,54nm ao longo da direção da fibra da lã. Quando ele submetia a lã ao vapor d’água e a esticava, o padrão de difração mostrava uma nova unidade estrutural repetitiva com espaçamento de 0,70nm. A lã submetida ao vapor d’água e deixada encolher,mostra um padrão de difração dos raios-X consistente com espaçamento original de 0,54nm. Embora estas observações sejam pistas importantes para a estrutura molecular da lã. Astbury não conseguiu interpretálas na época. Dado o conhecimento atual sobre a estrutura da lã, interprete as observações de Astbury.
3- Quando os agasalhos ou meias de lã são lavados em água quente e/ou secos em secador elétrico eles encolhem. Daquilo que você sabe da estrutura da αqueratina explique este fato. A seda por outro lado, não encolhe nas mesmas condições. Explique.
4- A maioria das proteínas globulares sofre desnaturação