Ligações Químicas
Atualmente são conhecidos 118 elementos químicos. Porém, já foram caracterizados
cerca de 10 milhões de compostos químicos. Estes compostos são formados por variadas combinações de átomos de elementos diferentes, através de ligações químicas. TEORIA DO OCTETO
De todos os elementos que existem na natureza, apenas os gases nobres podem ser encontrados livres, na forma de átomo isolado. Os demais se encontram ligados uns aos outros, de diferentes maneiras e nas mais diversas combinações.
Os gases nobres adquirem estabilidade em função de sua configuração eletrônica, apresentam oito elétrons na sua camada de valência, ou camada mais externa mais afastada do núcleo, com exceção do Hélio, que é estável com dois elétrons na última camada. Regra do Octeto:
Os átomos dos diferentes elementos químicos se unem a fim de adquirir configuração eletrônica semelhante à dos gases nobres; desse modo, passam a apresentar oito elétrons na última camada ou, em casos como o do hélio que apresentam apenas a camada K, dois elétrons.
Observação: Embora a regra do octeto seja muito importante, existem muitos elementos que não a seguem. Essa regra é voltada, em geral, para o estudo dos elementos representativos da tabela periódica.
Valencia
Numa ligação química os átomos participantes doam, recebem ou compartilham eletros a fim de adquirirem configuração eletrônica estável. A capacidade de combinação dos átomos é conhecida por Valencia. Ela corresponde ao numero de elétrons que um átomo pode ganhar, perder ou compartilhar para se estabilizar numa ligação química.
Família
Nº de elétrons de valencia
(e- da ultima camada)
Valencia
Alcalinos
1
1
Alcalinos terrosos
2
2
Família do Boro
3
3
Família do Carbono
4
4
Família do Nitrogênio
5
3
Calcogênios
6
2
Halogênios
7
1
Influência da Eletronegatividade
Numa ligação química um átomo com camada de valência incompleta