TRABALHOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS – FCH
LUANA VASCONCELOS
RANUZYA MAGALHÃES DE CASTRO
WINK MILLANE DE ARAÚJO SILVA
A VIOLÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE
MACEIÓ
2013
LUANA VASCONCELOS
RANUZYA MAGALHÃES DE CASTRO
WINK MILLANE DE ARAÚJO SILVA
A VIOLÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Leitura e Produção de Textos Científicos do
Centro de Estudos Superiores de Maceió
Orientador: Professora Solyany
MACEIÓ
2013
A VIOLÊNCIA E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE
Nos últimos anos, o índice de violência tem sido algo marcante na sociedade. Pessoas não se sentem seguras no país que moram, apesar de ter autoridades para comandar a redução de crimes e impunidades.
A carência de profissionais para este campo é um dos fatores que gera esse problema tão constante. Com poucos policiais, a criminalidade vem se agravando. A falta de rigor nas leis também resulta para que esse problema piore; outro ponto que gera violência é escassez da qualidade de vida, ou seja, o governo não dá oportunidades, como, emprego, saúde e educação; com isso, desperta revolta na sociedade, e acaba de certa forma influenciando alguns a cometerem a violência. O que também vem gerando esse problema entre famílias, desde a classe baixa até a classe alta, é o difícil acesso ao diálogo. A educação e respeito são pontos fortes para que pessoas de um mesmo convívio não ajam com tanta violência.
Orson Camargo, um sociólogo, relata em um dos seus textos que “a solução para a questão da violência envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública, mas também demanda com a urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitacional, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da