atividade de autodesenvolvimento ciencias sociais
O homem desde quando nasce está inserido em grupos e quando ele não se sente inserido em um grupo ele passa e perceber que viver só não é possível. “Podemos afirmar com relativa segurança que a vida em grupo é que transforma o animal homem em um ser humano” Reinaldo Dias.
Dentro deste processo de socialização, podem destacar-se dois grupos, agentes de socialização de uma sociedade – A família e a Escola. Aonde cada uma delas tem suas próprias particularidades e características.
A família é um apresenta grande influência desde o primeiro momento de vida e acompanha o indivíduo durante muito tempo. Tendo ela suas principais características como: Influenciar desde o nascimento até sua formação de caráter; Criar estilos mediante classe social, cultura, status; Criar personalidades (autoritarismo, permissivos);os pais influenciam no modo geral da sua socialização (convivência com outros); Criar valores, normas, costumes; Transmitir tudo aquilo que acredita ser bom.
A escola permite se ter experiência de como lidar com as pessoas permitindo uma boa relação social com o próximo sendo o aprendizado diferente do que é aprendido no meio familiar. O agente de socialização escolar apresenta como características: Aprender a lidar com a burocracia; Regras nas quais são iguais para todos os indivíduos que vivem em sociedade; Diferenciar as relações informais-pessoais (família), aprendendo as formais-impessoais; Dar o aprendizado complementar e consolidando sua personalidade no individual como no social.
Passo2:
O indivíduo e a sociedade estão correlacionados de uma forma que fica difícil de eles serem vistos de forma independentes. A partir do momento que o indivíduo, nasce ele já precisa da sociedade, e ao longo do tempo a sociedade vive através do indivíduo.
Aprendemos em casa, juntamente com a vida familiar valores nos quais serão aprimorados na convivência com a sociedade seja ela na escola ou ambiente de trabalho, onde o contato será bem maior com