Atividade de Autodesenvolvimento - Ciências Sociais
Aula-tema 03 - Culturas contemporâneas: localismos, comunidades virtuais e multiculturalismo.
1. INTRODUÇÃO Procuro mostrar por meio da cidade em que resido, trabalho e estudo como se da à proposta a que se destina o objeto deste trabalho. De maneira sucinta e objetiva, faz parte de todo o corpo integrado, dos lugares, não lugares, leque de culturas, subculturas, as mídias sociais e resultantes dela. Espaço e lugar atuando em sinergia para a formação de um ambiente de culturas contemporâneas.
2. DESENVOLVIMENTO
O conjunto de simbologia no brasão da cidade tem em si o significado de cidade trabalho. Com 666.740 habitantes (IBGE) localizadas na zona oeste da grande São Paulo, voltada para o comércio varejista, atacadista e serviço. Pontos turísticos principais: igreja matriz Santo Antônio, museu principal Dimitri Sensoud de Lavoud e Parque Chico Mendes. O nome dado Osasco dado à cidade, deriva de outra existente na Itália por vontade do empreendedor Antônio Agú que lá nasceu. Com raízes culturais de diversos matizes, como a europeia, africana e oriental, com destaque para a italiana, armênia, japoneses, afrodescendentes, migrantes nordestinos que compõe a origem da maior parte da população.
O fato gerador de cultura se deu pelas tradições culturais e religiosas destas vertentes. Italianos, o credo Católico romano e suas comemorações, e aprendizado da língua italiana. Os japoneses, a religiosidade, karatê, Judô, centros religiosos e esportivos. Os armênios, o credo Católico ortodoxo armênio e lembranças do massacre turco otomano. O negro, que luta pela igualdade racial, se acentuou a prática do candomblé roda de capoeira, e outras formas de cultura desse grupo étnico cultural. E os nordestinos, que com a cultura regional e migrante vindos de outras regiões do país e do mundo compõe o conteúdo do prato das culturas que formam o povo de Osasco.
Todas estas vertentes culturais que no