LEIS DA FISICA APLICADO A DIREÇÃO
Aderência do veiculo está bastante relacionada aos pneus, o seu atrito com o tipo de estrada, chão, asfalto,agua,etc.Tambem fatores mecanicos com amortecedores e condições gerais como freios e demais tecnologias irião nos ajudar a ter a direção sobre controle, porem sempre respeitando as leis da física.
A transferencia de massa entre os eixos ocorre quando o carro em movimento transfere seu peso mais para traz na aceleração e o inverso na frenagem, observar sempre a capacidade do veículo para não ultrapassar o limite de segurança durante o percuso pode assim perder o atrito com o chão e ocorrer a perda de estabilidade .
Existem duas forças que atuam sobre o veiculo na curva, uma força que o puxa para dentro e outra que o impurra para fora, saber a velocidade ideal para executarmos uma curva nos da segurança e conforto para uma condução segura. Caso seja preciso controlar o veiculo quando estamos dentro de uma margem de segurança de velocidade , podemos evitar um acidente e ate mesmo desviar de algum animal ou obstaculo na pista.
A derrapagem ocorre nesse caso quando o exesso de velocidade faz a força de frenagem ser maior que a força de atrito do carro com o solo.A frenagem de emergência ocorre quando precisamos paralizar totalmente um veiculo no tempo e espaço minimo possivel,quando ocorrer o uso bruscamente dos freios a derrapagem pode destabilizar o veiculo. Nunca freiar com muita força , sempre aliviar o pé no freio evitando o travamento das rodas, carros que possuem freios ante travamento ajudam, mas precisamos aprender a conduzir em todas as situações.
Devemos observa as condiçoes da via, sinalização pois as forças que atuam sobre o veículo estã diretamente relacionadas a situação da via, como as curvas foram feitas, se está