Quais são as principais conferências promovidas pela ONU sobre o clima e o meio ambiente?
A ONU promove Conferências pelo meio ambiente e quando elas são realizadas de uma certa forma ganham seu grau de importancia, sendo mais específica, duas dentre elas foram colocadas como as principais conferências, uma em Estocolmo (1972) A Conferência foi marcada pelo confronto entre as perspectivas dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento. E outra no Rio de Janeiro em (1992) que ficou mais conhecida como a "Cúpula da Terra" dentre um de seus objetivos é: Examinar a situação ambiental mundial desde 1972 e suas relações com o estilo de desenvolvimento vigente.
INTRODUÇÃO
Foram apenas duas vezes que a ONU (Organização das Nações Unidas) se reuniram para debater sobre o clima e o meio ambiente e que realmente foi muito importante, uma delas em Estocolmo (1972) e a segunda no Rio de Janeiro, em 1992.
ESTOCOLMO 1972
Uma conferência em junho de 1972 chamou a atenção da ONU pelo fato de estar ocorrendo grandes devastações a natureza e sérios problemas de saúde para a população.
A Conferência foi marcada pelo confronto entre as perspectivas dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento. Os países desenvolvidos estavam preocupados com os efeitos da devastação ambiental sobre a Terra, propondo um programa internacional voltado para a Conservação dos recursos naturais e genéticos do planeta, pregando que medidas preventivas teriam que ser encontradas imediatamente, para que se evitasse um grande desastre. Por outro lado, os países em desenvolvimento argumentavam que se encontravam assolados pela miséria, com graves problemas de moradia, saneamento básico, atacados por doenças infecciosas e que necessitavam desenvolver-se economicamente, e rapidamente. Questionavam a legitimidade das recomendações dos países ricos que já haviam atingido o poderio industrial com o uso predatório de recursos naturais e que queriam impor a eles complexas