Aula 4 Analise Transacional
A Análise Transacional é um método psicológico criado em 1958 pelo psiquiatra Eric
Berne. Conhecida como AT, estuda e analisa as trocas de estímulos e respostas, ou transações entre indivíduos. Esta análise diferencia caráter e personalidade.
Caráter
O caráter refere-se as tendências que trazemos, como por exemplo, tendência para a lealdade, passividade, alcoolismo, rebeldia (genética, gestação, congênito, desenvolvimento neuromotor).
Personalidade
Já a personalidade constitui-se da educação e sociedade, daquilo que provém do meio externo, ou seja, das informações de pais, professores, religião, cultura. Parece claro que a personalidade baseia-se também no caráter, mas não o inverso.
A análise transacional é um estudo psicodinâmico, enfatizando que a pessoa pode modificar seus sentimentos, pensamentos e escolhas pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Nem o caráter, nem a personalidade devem coibir a autonomia possível do ser humano. Para os Analistas Transacionais, portanto, o ser humano carrega em si a capacidade criativa e capacidade de mudança.
Traduzindo: esta essência boa refere-se à capacidade de viver e ser feliz independente de suas limitações biológicas, culturais e de educação.
CARÁTER + PERSONALIDADE = FORMAÇÃO DO SER.
TEMPERAMENTOS
Temperamento designa um aspecto especial da personalidade: as particularidades do indivíduo ligadas à forma do comportamento e reação, principalmente ligadas aos "três As da personalidade": Afetividade, Atividade (excitação) e Atenção. A conceituação de temperamento é no entanto difícil e se confunde muitas vezes com outros conceitos como traços de personalidades e motivações.
Por muitos traços de temperamento estarem ligados a tendências da pessoa de vivenciar determinadas emoções ou humores de maneira relativamente intensa ou frequente, definiram-no alguns autores (Wundt, Allport, Mehrabian) com base em tais disposições.
No entanto tal definição mostra-se restrita, por não incluir traços como