estados de ego
Análise Transacional e Sociedade Soteropolitana – os estados de ego do indivíduo.
PROBLEMA DE PESQUISA
Todo indivíduo nasce com potencial de ser feliz, ter “sucesso” e relacionamentos de qualidade com o outro?
O ser humano carrega em si a capacidade criativa - essência boa que se refere à capacidade de viver e ser feliz, independente de suas limitações biológicas, culturais e de educação?
JUSTIFICATIVA
A Análise Transacional é um excelente sistema para entendimento do ser humano e um poderoso instrumento de ação preventiva e transformadora. Através dos instrumentos da Análise Transacional, a pessoa passa a conhecer como ela funciona internamente, bem como os outros. Entende-se então os relacionamentos em sociedade e percebe-se o que precisa ser mudado.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
“Todos nós nascemos príncipes e princesas, mas às vezes nossa infância nos transforma em sapos” (acomodados) Eric Berne
De acordo com José Silveira Passos, Analise Transacional (AT) é um método psicológico que estuda a forma como as pessoas sentem, pensam, agem e se relacionam. Dr. Eric Berne1, foi o criador da abordagem da psicologia chamada Análise Transacional.
De acordo com a definição da International Transactional Analysis Association (ITAA), “A Analise Transacional é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal”. É também uma filosofia de vida, uma teoria da Psicologia individual e social. Tem um conjunto de técnicas de mudança positiva que possibilita uma tomada de posição quanto ao ser humano.
Embora ainda amplamente ignorado pela comunidade psicanalítica, muitos terapeutas têm colocado suas idéias em pratica. Atualmente a Análise Transacional tem evoluído e se desenvolvido através das diversas contribuições teóricas e práticas