Análise transacional
A Análise Transacional é uma filosofia humanística que pode ser resumida na frase "Eu estou OK e você está OK". É uma teoria da psicologia individual e social. Consiste num conjunto de técnicas destinadas a ajudar as pessoas a compreender e modificar seus sentimentos e comportamentos. É também uma filosofia de vida, uma tomada de posição quanto ao ser humano. Um conjunto de técnicas de mudanças positivas. Se constitui em um modelo prático e útil para se modelar as relações entre "organismos" porque é fácil de aprender;permite que as pessoas se comuniquem numa linguagem fácil e compreensível; possibilita uma melhor compreensão de si mesmo, dos outros e das transações; permite melhor integração social; permite um tipo de auto avaliação sem maiores riscos e é um método para analisar não apenas pessoas mas também roteiros de vida.
A Análise Transacional (AT) é uma teoria do desenvolvimento do comportamento nada complexa. É chamada de Análise Transacional por tratar do relacionamento humano como sendo composto, basicamente, de "transações", uma palavra de amplo uso no campo comercial e organizacional; "transação" implica na troca de bens e serviços entre duas ou mais pessoas. Na AT a "transação" tem essa conotação, pela qual "eu lhe dou alguma coisa, e você me dá alguma coisa em troca".
Em AT, uma "transação" é na verdade, qualquer "movimento ou ação que uma pessoa empreende no seu relacionamento com os outros, provocando outro movimento ou ação de volta".
A teoria fundamental da AT foi escrita por Eric Berne, psiquiatra canadense (1910-1970). Os tijolos que constróem a AT são os estados de ego que são, de acordo com Berne, (1961), as posições psicológicas tomadas pelo indivíduo e que são fenomenologicamente observáveis.
Os instrumentos que são utilizados pelos especialistas em Análise Transacional, são os seguintes:
Análise estrutural e funcional ou esquema da personalidade
Análise das transações
Carícias ou reforços sociais
As posições