eutanásia
Este trabalho aborda o tema eutanásia. Este pode ser entendido como “suicídio assistido” ou “morte voluntaria”. A pesquisa efectuada procura indicar algumas fontes de informações sociológica que poderá ser consultada por quem estiver interessado em conhecer mais sobre este assunto.
Este tema já vem debatido a muito seculos atras, contudo continua ser controverso e chocante a uma vez que interferem com determinado princípios (éticos, religioso, jurídicos…), assim como choca inevitavelmente com a concepção criada em redor ao valor da vida da dignidade humana. Todos nos soubemos que o objectivo deste trabalho é bastante conhecido levantado em se inúmero obstáculo no seu tratamento e na sua pesquisa.
De facto, ele tem despertado o interesse de muitos individuo, dai que já tenham surgido vários debates e bastante polémica acerca deste assunto. Por ser um assunto tão polémico é bastante debatido, achei interessante abordar as várias dimensões que este tema se insere nomeadamente no que diz a respeito a sua esfera jurídica, ética religiosa e histórica.
São este aspeitos fundamentais que pretendemos abordar através da indicação de alguns caminhos para obter as fontes relativas a cada uma destas abordagens. Seria um erro deixar de escrever estes aspectos sem exploramos algumas fontes de natureza sociológica sobre eutanásia pois não poderíamos nunca avaliarmos e debater presumíveis efeitos negativo e positivo deste tema. As fontes de informação consultada sobre este tema têm como principal origem, páginas da Web, em páginas publicada em formato PDF.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEMÁTICA
2.1 Eutanásia
Eutanásia significa sistema que procura dar morte sem sofrimento a um doente incurável. Este sistema é proibido em vários países, inclusive no brasil onde a prática da eutanásia é considerada homicídio.
Eutanásia vem (do grego- eu “bom” morrer) é apráctica pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlável e assistida por um