Análise estratégica
Análise das leis de Marketing presentes no Case da Skol
Nome: Ana Carolina Barbosa
Tia: 31049478
Turma 5I
Leis consagradas de Marketing presentes no Case da Skol:
Ao ler o Case da Skol, a primeira lei que conseguimos identificar é a ‘lei do sacrifício’, quando a marca percebe que não adiantava ser uma marca associada à inovação, se esta não estava em primeiro lugar na cabeça do consumidor e nem em participação de mercado.
A nova estratégia utilizada pela marca,seria a ‘lei do atributo’, quando é feita uma pesquisa com os consumidores que preferiam Skol e diziam que era uma cerveja leve e suave. E essas qualidades foram essenciais para o novo conceito da marca.
No novo conceito, podemos identificar duas leis de marketing: a ‘lei do foco’, quando atribuíram à cerveja o slogan ‘Skol, a cerveja que desce redondo’. Pronto, a marca conseguiu fixar na cabeça do consumidor que as outras cervejas, não desciam de forma tão suave quando a Skol, pois esta é a única que ‘desce redondo’. Junto com essa lei, podemos marcar também a ‘lei da exclusividade’, onde a palavra ‘redondo’ se torna única, e logo que citada, já vem à mente do consumidor a cerveja Skol.
Com essa mudança de estratégia, essa cerveja consegue mudar o seu posicionamento, se tornando líder de mercado, atingindo assim a ‘lei da liderança’, e também sendo a primeira marca a ser lembrada pelo consumidor, o que se enquadra na ‘lei da categoria’.
A partir disso, a Skol domina a ‘lei da aceleração’, onde seguiu uma tendência e se mantém estável até hoje, assim podemos dizer que a Skol é uma maré, que começou praticamente invisível, mas hoje em dia fatura milhões e se sustenta baseado no seu novo posicionamento.
E para finalizar, a última lei encontrada foi a ‘lei dos recursos’, pois quando a marca resolve adotar um novo posicionamento da marca, para se tornar líder de mercado, esta já estava bem posicionada, estando em segundo lugar na