Análise da Proposta Curricular
A proposta curricular da Prefeitura Municipal de Camaragibe foi elaborada de maneira participativa, pois contou com o apoio direto dos professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e equipe pedagógica da Secretaria de Educação, que participaram de encontros, grupos de estudos realizados aos sábados.
Tal participação dessas categorias foi de suma importância, pois a mesma foi realizada a partir de propostas anteriores, além de tudo, as pessoas que contribuíram para realização desta, conheciam as dificuldades, êxitos e, sobretudo como era analisado o processo ensino-aprendizagem.
A teoria em que se baseia é a crítica e a pós-crítica. Crítica no sentido de que os professores são seres atuantes na construção do conhecimento juntamente com os alunos, instigando o aluno a construir seu conhecimento, sendo um dos princípios e práticas da educação inclusiva, formas de organização e de aprendizagem. Além de trabalhar com a questão do gênero que é uma das características dessa teoria.
A multiculturalidade está presente em seu currículo, na ótica do respeito entre os diversos grupos, respeitando o indivíduo, independente de sua classe social.
Os temas transversais são muito pertinentes em qualquer realidade, porém, eles buscam inserir também o contexto histórico, político, social e econômico da localidade, no caso, a cidade de Camaragibe. Essa proposta é muito interessante, pois busca refletir todo o processo educativo do indivíduo e como pertencente a uma educação que visa refletir a socialização, o desenvolvimento pessoal e a transformação da realidade.
A proposta foi elaborada, com base no diálogo entre os participantes e pessoas conhecedoras da realidade educacional da localidade, base fundamental para que esse documento se fizesse ser executado de maneira democrática. No intuito de se utilizar as melhores práticas pedagógicas que atendesse o alunado.
A inclusão é uma das