Quadro síntese
Unidades de Relevo Material
Predominante (litologia) Características do Relevo Solos
Encontrados
Planície Litorânea Predomina uma litologia formada por material não consolidado, ou pouco consolidado, de diversas espessuras, de origem marinha, fluviomarinha, fluvial e eólica; Solos de textura predominante arenosa. São caracterizados por desníveis abruptos, formando paredões (falésias); Apresentam ainda relevos planos a suave ondulados, sujeitos a inundações periódicas. Os solos são de baixa fertilidade natural, textura predominante arenosa, ácidos, espessuras variadas os Neossolos Quartzarênicos (areias Quartzosas) e os Espodossolos (Podzol); Os Gleissolos sálicos (solos de mangue) apresentam excesso de sais e estão constantemente encharcados; Também existem as dunas formadas por grãos de Quartzo; Arenitos e Conglomerados que formam as áreas de praia.
Bacia Sedimentar Recôncavo-Tucano São formados por material arenoso proveniente das encostas; Solos de textura média a arenosa tendo o arenito como material de origem; além disso, o processo de erosão que atuou sobre as rochas sedimentares. O relevo é caracterizado por topos tabulares, baixas colinas e vales. São encontrados solos Arenosos, areno-argiloso, Arenitos, folhelhos, calcários, silitos, argilitos, Planossolos, Neossolos Quartzarênicos, (areias Quartzosas), Latossolos, Vertissolos e os Argilosos (Podzólicos).
Planalto Sul-Baiano São formados por relevos planos, conservados por material de cobertura terciário-quaternária, vertentes abruptas, com altitude variando de 600 a 1.000 metros. São caracterizados por relevos planos, vertentes abruptas, formas dissecadas, em posição inferior, com colinas, morros e vales profundos de fundo chato, preenchidos por material de encosta; Além de serras. São encontrados solos do tipo Latossolos e Argissolos (Podzólicos), em geral com baixa e média fertilidade natural.
Chapada Diamantina São formadas por uma superfície