CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PROPOSTA CURRÍCULAR: Subsídios para essa construção e analise dos documentos Indagação sobre Currículo.
Érika Viviane de Farias Rodrigues (erikavivianes@hotmail.com/ Professora da Educação Básica- Barra de São Miguel/PB)
Resumo
As discussões sobre currículo permeiam todo o processo educativo nas instituições de ensino. Partindo desta premissa, o presente estudo analisa os documentos dos agentes participativos no processo de estudo dos referenciais Indagações sobre Currículo. Para este estudo tomamos como base teórica: Moreira e Candau (2008); Tadeu e Moreira (2013); Rodrigues (2006) e Berticelli (2001). Tendo como objetivos analisar que influencias os referentes documentos tiveram na elaboração da Proposta Curricular da Escola Municipal Manoel Estevam de Miranda e examinar o que os professores aprenderam durante esse estudo e o que levaram para a elaboração da Proposta Curricular da instituição. As analises incidiram sobre as auto avaliações e relatos de experiências feito pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola supracitada que está situada na zona rural da cidade de Barra de São Miguel-PB, ocorrido em 2010. O estudo permitiu identificar que houve uma grande contribuição na construção da Proposta Curricular da referida instituição através de estudos, discussões e analises do documento referente, e ainda compreenderam temas e assuntos imprescindíveis para o cotidiano de sala de aula e subsequente para a elaboração consciente do currículo de sua escola.
Palavras-chave: Currículo; Formação Continuada; Identidade da Escola.
INTRODUÇÃO As reflexões sobre o currículo apresentam-se em toda comunidade escolar, e este corresponde tanto a questões de conhecimentos quanto a questões de identidade nas instituições de ensino. Dentro do convívio escolar professores, funcionários e de toda está comunidade vem já alguns anos expressando indagações e questionamentos sobre o que os alunos estão aprendendo, o