Trabalho academico
Subsídios Orientadores
Brasília, DF julho/2001
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Subsídios Orientadores
Ilustração de capa: RAFAEL DA SILVA APAE: CUIBÁ MT
Criar é expressar o que eu tenho na minha cabeça é o que afirma Rafael da Silva, 20 anos, aluno da APAE de Cuibá, MT. Rafael não conheceu sua família, sempre viveu em orfanatos e há cinco anos vive no Lar da Solidariedade, entidade mantida pela APAE de Cuibá. Na escola da APAE, Rafael freqüenta os programas de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Nas horas vagas gosta de ouvir rasqueado, dançar, fazer ginástica e, como artilheiro do time de futebol da escola, é considerado um craque. Rafael é muito disciplinado, meigo e amigo de todos. Por seu talento e boa vontade é considerado um dos principais personagens do grupo de dança da APAE. Rafael participou com sua arte do concurso de cartazes/2000 e teve seu talento reconhecido. Parabéns, Rafael, que a vida lhe propicie novas oportunidades para criar e expressar sua arte.
Programação visual e diagramação da Coleção Educação e Ação Samuel Tabosa de Castro
P964
Projeto político-pedagógico : Subsídios Orientadores / coordenação geral Ivanilde Maria Tibola. Brasília : Federação Nacional das APAEs, 2001. 48 p. 1. Educação especial. I. Tibola, Ivanilde Maria. II. Federação Nacional das APAEs. CDU: 376
2
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Subsídios Orientadores
DEDICATÓRIA
Dedicamos este documento orientador aos apaeanos e profissionais da Educação das escolas das APAEs que, acreditando no potencial das pessoas portadoras de deficiência, rompem as barreiras estigmatizantes e de negação de direitos, para a consolidação de uma sociedade ética e justa para todos.
3
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Subsídios Orientadores
4
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Subsídios Orientadores
SUMÁRIO
DEDICATÓRIA APRESENTAÇÃO