Topograph
As poligonais e irradiações foram processadas com o software Sistema Topograph versão
4.03. A seguir, a sequência do processo.
Sistema Topograph SE Versão 4.03
Hodiernamente, o Topograph é o software de processamento de dados mais utilizado entre os profissionais da área, pois conta com recursos de topografia, como MDT (modelo digital de terreno), cálculo de área, volume, projeto de traçados verticais e horizontais, projetos rodoviários, seções transversais e perfis, além de ser bastante interativo com o usuário.
Dividimos o processo de cálculo da poligonal e irradiações em etapas, conforme o desenvolvimento no programa.
1. Criação de nova obra.
A primeira etapa é criar uma nova obra, onde as cadernetas e desenhos serão salvos:
2.
Formatação de dados brutos.
Essa etapa é compreendida pela obtenção dos dados de campo, nesse caso obtidos a partir de uma Estação Total. O Sistema Topograph destaca-se também por permitir interface com quase todos os equipamentos existentes no mercado nacional. O modelo da Estação Total utilizado foi
Geodetic GD-5.
3. Caderneta de campo.
Imediatamente após a descarga de dados, o programa gera uma caderneta de campo. A deste trabalho acompanha em anexo. A etapa a seguinte é onde trata-se os dados.
4. Sequência.
Ao entrar na tela cálculo de poligonal, programa mostra a tela seguinte:
No campo estações, define-se a sequência do caminhamento do polígono. Como a poligonal do levantamento executado foi fechada, a sequência termina no mesmo ponto que iniciou.
5. Tolerâncias.
Deve-se informar ao software as tolerâncias angular, altimétrica e planimétrica ou linear, como no quadro consequente:
No primeiro quadro, informa-se ao programa a tolerância para a diferença angular, ou seja, o desvio permitido entre o ângulo de fechamento do polígono e o obtido em campo. Nesse caso, utilizamos uma precisão de 𝟎°𝟎′𝟐𝟎" 𝑿 √𝒏, onde n é o número de