redes - comutação
“Júlio Mesquita Filho”
Ciência da Computação
Redes de Computadores
Comutação de Pacotes
Comutação de circuitos
Alunos: RA: RA: RA: RA:
Professor:
Presidente Prudente, 12/03/2014
Introdução:
Para tornar viável a comunicação entre um grande número de nós surge o conceito de rede de comunicação, trata-se acima de tudo de um serviço de transferência de dados entre nós.
Cada nó possui uma única interface ligada à rede, esta assegura a transferência de dados entre qualquer um dos nós que lhe estão ligados.
Cada nó ligado a uma rede de comunicação possui um endereço único que o identifica, a rede lida com os endereços de forma a fazer chegar os dados ao nó correto.
As redes de comunicação podem ser divididas em duas categorias distintas:
Redes de "Broadcast"
Redes de Comutação
Redes de Broadcast:
As redes de "broadcast" são essencialmente usadas em implementações locais (LAN), trata-se de implementações em que a funcionalidade da rede é em grande parte transferida para os nós
Mesmo no domínio LAN as redes de "broadcast" são cada vez menos usadas em favor de soluções comutadas. O acesso ao meio condicionado das redes "broadcast" produz eficiências baixas.
Redes de Comutação:
Algumas definições:
Fazer a alocação de recursos que possibilita a transmissão de dados para os diferentes dispositivos ligados.
São redes constituídas por um conjunto de nós intermediários, ligados entre si, os quais devem assegurar que os dados trafegados nesta rede chegarão ao destino esperado (correto). Comutar, em redes de computadores, seria alocar recursos da rede, possibilitado a transmissão de dados pelos diversos dispositivos conectados.