Rede de comutacao por comunicacao
1) Neste problema, consideremos o envio de voz do computador A para o computador B por meio de uma rede de comutação de pacotes (por exemplo, telefone por Internet). O computador A converte a voz analógica para uma cadeia de bits de 64kbps e, em seguida, agrupa os bits em pacotes de 48 bytes. Há apenas um enlace entre os computadores A e B; sua taxa de transmissão é de 1Mbps e seu atraso de propagação de 2 milissegundos. Assim, que o computador A recolhe um pacote, ele o envia para o comutador B. Quanto tempo decorre entre o momento em que um bit é criado (a partir do sinal analógico no computador
A) e o momento em que ele é decodificador (como parte do sinal analógico no computador
B)?
Solução
Tempo necessário para formar um pacote de 48 bytes = 48*8/ 64000 = 6ms
Tempo de transmissão do computador A para a enlace = 48*8/1e6 = 0.384ms.
Atraso de propagação = 2ms
Tempo total = 6ms + 0.384ms + 2ms = 8.384ms.
2) Considere uma aplicação que transmita dados a uma taxa constante (por exemplo, a origem gera uma unidade de dados de N bits a cada k unidades de tempo, onde k é pequeno e fixo).
Considere também que, quando essa aplicação começa, continuará em funcionamento por um período de tempo relativamente longo. Responda as seguintes perguntas, dando uma breve justificativa para sua resposta:
a. O que seria mais apropriado para essa aplicação: uma rede de comutação de circuitos ou uma rede de comutação de pacotes? Por quê?
b. Suponha que seja usada uma rede de comutação de pacotes e que o único tráfego dessa rede venha de aplicações como a descrita anteriormente. Além disso, admita que a soma das velocidades de dados da aplicação seja menor do que as capacidades de cada um dos enlaces. Será necessário algum tipo de controle de congestionamento?
Por quê?
Solução
(a) Uma rede de comutação por circuitos. Uma transmissão contínua por um longo período de tempo tende a ocupar