redes
Redes de Comunicação
1.1 Redes de Comunicação
De uma maneira bastante geral, pode-se dividir as redes de comunicação em três tipos: difusão, pessoa a pessoa e máquina a máquina.
Os exemplos representativos da comunicação tipo difusão são a radio e a televisão. Nas comunicações de rádio e de televisão existem estações transmissoras e os receptores que ficam espalhados em regiões circunvizinhas ou bastante distantes, como mostra a Fig. 1.1.
Receptor
Receptor
Receptor
Transmissor
Receptor
Figura 1.1 Rede comunicação do tipo difusão.
Uma característica marcante da comunicação do tipo difusão é que um mesmo programa transmitido por uma emissora será recebido por todos os receptores. No caso de várias emissoras transmitindo diferentes programas, a seleção de programas é feita pelos usuários.
Do ponto de vista técnico, a rede de comunicação do tipo difusão é bastante simples de implementar, pois, necessita-se de um transmissor, as estações repetidoras e os receptores. Quem providencia e faz a manutenção do receptor é o próprio usuário. Uma emissora deve preparar a sua programação e fazer a sua difusão. A sua qualidade e a sua capacidade de entretenimento são os principais fatores que influenciam na escolha dos programas pelos usuários. Deve-se salientar que neste tipo de comunicação, o conteúdo da programação é da responsabilidade do proprietário da emissora que tem o poder inclusive de censurar qualquer informação a transmitir. Além disso, como uma emissora no Brasil, é uma concessão do governo federal, deve também ser regida pelas leis federais.
Uma rede de comunicação do tipo difusão não utiliza somente a irradiação para transmitir os sinais como é caso das TVs comuns comerciais. Uma outra forma, atualmente bastante utilizada como meio físico de transmissão é o cabo coaxial ou fibra óptica. Um exemplo é a TV a cabo, cujos componentes são mostrados na Fig. 1.2. O objetivo da TV a cabo é levar, aos
usuários,