Resíduos de Serviço de Saúde
Com relação à periculosidade, os RSS apresentam riscos à saúde de quem manipula os resíduos, mais especificamente para os profissionais de saúde e para os empregados que atuam no serviço de limpeza e higienização das unidades de saúde. Nas dependências das unidades de saúde, o manejo inadequado dos RSS pode contribuir para o aumento da incidência de casos de infecção hospitalar nos pacientes.
Quanto à questão ambiental, os RSS lançados em lixões geram poluição, através da contaminação de corpos hídricos e aqüíferos subterrâneos pelo chorume e contribuem para a proliferação de doenças através de vetores atraídos pelos resíduos, assim como o risco de acidentes com materiais perfurocortantes.
Considera-se o tratamento adequado para resíduos de saúde qualquer processo que, em condições de total segurança e eficiência, modifique as suas características físicas, químicas e biológicas, ajustando-as a padrões aceitos para uma determinada forma de disposição final. Destacamos a seguir algumas formas de