Resíduos de serviços de saúde
2012
O QUE SÃO RSS?
Resíduo
de serviço de saúde ou RSS, por definição, é o resíduo resultante de atividades exercidas por estabelecimento gerador que, por suas características, necessitam de processos diferenciados no manejo, exigindo ou não-tratamento prévio para a disposição final.
GERADORES DOS RESÍDUOS SERVIÇOS DE SAÚDE (RSS)
Serviços de saúde humana ou animal; Funerárias e necrotérios; Drogarias e farmácias; Instituições de ensino e pesquisa em saúde; Unidades móveis de atendimento à saúde; Serviços de acupuntura e tatuagem
DOS
GRUPOS DE RSS
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
GRUPOS DE RSS
GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
GRUPO B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
GRUPOS DE RSS
GRUPO C Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados nas normas do CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.
Enquadram-se neste grupo os rejeitos radioativos ou contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratórios de análises clinicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia.
GRUPOS DE RSS
GRUPO D Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. GRUPO E Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: Lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; dentre outros.
SEGUNDO A RDC Nº 306 :
Gerenciamento dos RSS é um conjunto de
procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de