resíduos de serviço de saúde
Instituto de Tecnologia – ITEC
Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental – FAESA
Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
Orientadora: Profa M.Sc Edna Guedes Discentes: Cleiton Freitas 126555004601 Josiane Coutinho 12655004001
Luciana Barbosa
Introdução
Este projeto foi elaborado com o intuito de verificar se o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza está gerenciando corretamente os seus resíduos, contribuindo assim, com a saúde publica e o meio ambiente.
O documento aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos, observadas suas características, no âmbito do estabelecimento, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e destinação final.
Problema
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) podem produzir poluição e doenças se não forem manejados adequadamente. Os resíduos biológicos e, especialmente, os perfurocortantes representam um risco para quem possa entrar em contato com eles.
Os hospitais geram ainda menores quantidades de resíduos químicos, farmacêuticos e radioativos que também requerem manejo especial. Alem disso, são geradas grandes quantidades de resíduos comuns como embalagens, papel, sobras de alimentos, etc. que chegam a cerca de 80% do total de resíduos. Um hospital de grande porte pode produzir mais de uma tonelada de resíduos por dia.
Em muitos hospitais de países em desenvolvimento, todos os resíduos são misturados e queimados em incineradores de baixa tecnologia e alto grau de poluição, ou mesmo, são queimados a céu aberto, sem nenhum tipo de controle. Atualmente já está bem estabelecido que a incineração de RSS gera grandes quantidades de dioxinas, mercúrio e outras substâncias poluentes.
Estas substâncias se misturam à atmosfera e podem ser