Gerência de Reutilização de software
Hermínia Monteiro de Almeida
Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
João Monlevade - Brasil herminiamonteiro@yahoo.com.br Resumo— Este artigo tratará sobre Gerência de Reutilização de
Software, seu uso tem como objetivo a redução de custos, melhoria da qualidade de produtos e serviços, além de proporcionar uma melhora na produtividade, apresentará também alguns benefícios e dificuldades em seu uso.
Palavras-chave—reutilização; componenetes reutilizáveis;
I.
INTRODUÇÃO
A cada dia que passa a necessidade de se ter um software de ótima qualidade aumenta, pois qualidade se tornou uma condição básica para negócios. Existem vários fatores relacionados à qualidade de software como: menores prazos, custos mais baixos, maior qualidade de produtos, menos defeitos, maior produtividade, fazendo com isso produtos mais competitivos e com melhores resultados.
Para alcançar uma melhor qualidade de software podemos fazer a reutilização de software, que visa à melhoria de produtividade das equipes, reduzindo custos, tempo e aumentando assim a qualidade dos produtos.
O processo Gerência de Reutilização de Software tem a função de estabelecer atividades administrativas e técnicas para fazer a reutilização de alguns componentes em uma organização. Logo este artigo abordará a contribuição desse processo para as organizações, mostrando os pontos positivos e negativos na sua implementação.
II. REUTILIZAÇÃO DE SOFTWARE
Reutilizar software significa utilizar algo que já foi desenvolvido para a construção de outro software, podendo ser desde código fonte, até especificações.
Existem vários motivos que se leva a reutilização, como: aumento da qualidade, pois utilizará componentes que já foram documentados, testados e aprovados; aumento de produtividade, pois haverá a redução do tempo de desenvolvimento, pois utilizando partes já existentes, evita a sua nova