estudante
Ecologia é a parte da biologia que estuda os seres vivos no seu relacionamento entre si e o meio ambiente onde eles vivem. Os seres vivos que compõem o ecossistema são: consumidores, produtores e decompositores.
Os produtores são representados na sua grande maioria pelos vegetais que tem a propriedade de produzir seu próprio alimento.
Os consumidores que na incapacidade de produzirem seu próprio alimento procuram obtê-lo consumindo de outros organismos. Os animais herbívoros são considerados consumidores primários, pois são os primeiros a consumirem a matéria orgânica. Quando uns animais carnívoros nutrem-se de um herbívoro, estará atuando como consumidor secundário e assim por diante.
Cadeia alimentar é o caminho que segue a matéria desde os produtores até os decompositores. Exemplos: milho (produtor) – gafanhoto (consumidor de primeira ordem) – galinha (consumidor de segunda ordem) – homem (consumidor de terceira ordem). a – Predatismo: É a relação em que um ser ataca o outro com a finalidade de devorá-lo. O atacante denomina-se produtor e a vitima presa. b – Parasitismo: É a relação em que o ser vivo vivem as custa de outros causando danos. É o resultado de uma relação hospide-parasita. c – Inquirismos: É a relação entre dois seres vivos, onde o hospedeiros serve de transportes ou apenas de um local para viver. d – Comensalismo: Relação harmônica em que o agente além de pedir proteção nutri com as sobras do mesmo. Um dos seres é beneficiado sem causar mau ao outro. e – Mutualismo: Relação em que os seres trocam favores mútuo, exemplo bactéria da flora vaginal encontram o meio favorável para sua sobrevivência e transformam o meio em ácido tornando impróprio por desenvolvimento de outro germes patogênico. f – Simbiose: É a associação entre os seres vivos onde há uma boa troca de vantagem a nível tal que esses seres são incapazes de viver isoladamente. g – Canibalismos: É o ato de um animal se alimentar de outro da mesma