estatistica
--- Monopólio: É uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. A palavra Monopólio vem do grego “monos”, que significa um e “polein”, que significa vender.
Exemplos: Empresa: Petrobrás
Produto: Combustíveis e lubrificantes utilizados na construção civil.
--- Concorrência Monopolista é uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogéneos e por isso, não totalmente substituíveis.
Exemplos:
Produtos: Fios e cabos elétricos, metais sanitários, esquadrias de madeira.
--- Oligopólio: É um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde “oligo” significa poucos e “polens” significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Exemplos:
Fabricantes de cimento (CIPLAN, VOTORANTIM CIMENTOS, NASSAU, LAFARGE). Fabricantes de aço (GERDAU, ARCELOR MITTAL, VOTORANTIM SIDERURGIA).
--- Concorrência perfeita: É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só, influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado.
Exemplos:
Tijolos cerâmicos, equipamentos e ferramentas, areia e pedra britada.
--- Monopsônio: Em economia, monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores.
Exemplos: Contratação de obras