Filme O Senhor das Armas
Yuri Orlov (Nicolas Cage) é um traficante de armas que realiza negócios nos mais variados locais do planeta. Estando constantemente em perigosas zonas de guerra, Yuri tenta sempre se manter um passo a frente de Jack Valentine (Ethan Hawke), um agente da Interpol, e também de seus concorrentes e até mesmo clientes, entre os quais estão alguns dos mais famosos ditadores do planeta. Demonstra a realidade do tráfico de armas no mundo, onde o dinheiro e o poder falam mais altos que qualquer vida humana. No final do filme mostra como os grande países capitalistas favorecem o tráfico para comercializar suas armas produzidas e movimentar a indústria bélica.
1 - Quais são as guerras em vigor no planeta atualmente? O que motiva sua existência? Quais as consequências desses conflitos (mortes, destruição, paralisia da economia...)?
2. Qual característica desse período histórico que inspirou o filme O Senhor das Armas?
3. Quais países africanos, marcados por violentas guerras civis, têm destaque no filme?
4. Ao final do filme, observa-se que os grandes contrabandistas de armas são países. Quais países são citados no filme, como grandes comerciantes de armas? E qual papel de destaque no mundo eles ocupam?
5 - Qual é o período da história que mais contribuiu para os negócios do personagem Orlov?
Reflexões
É ainda no início do filme que ficamos sabendo que há 550 milhões de armas espalhadas nos diversos países do planeta. Esse montante de recursos bélicos espalhados pelo mundo nos leva a algumas dúvidas e reflexões:
- O que aconteceria se o dinheiro investido na fabricação dessas armas fosse destinado à ampliação dos estoques alimentares da Terra ou utilizado para a fabricação de medicamentos em larga escala para o abastecimento das áreas mais carentes do mundo?
- Se todos os dólares utilizados na produção e comercialização dessas armas fossem desviados para outras finalidades quantas vidas seriam salvas anualmente?
- Quanto se economizaria