PROJETO DE PESQUISA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HISTÓRICO-SOCIAIS: LÓGICA E CONSTRUÇÃO.
Os projetos de pesquisas trazem a princípio algumas dificuldades porque trazem a tona muitas dúvidas e questionamentos a respeito do assunto a ser abordado. Conforme a pesquisa vai se desenvolvendo, as idéias vão ficando mais claras e as dúvidas vão se dissipando automaticamente. É todo um processo de amadurecimento.
O projeto precisa ser conciso, claro, bem escrito, de maneira que quem vá ler consiga compreender claramente a proposta do mesmo. Se o pesquisador não consegue traduzir claramente seu pensamento e seus argumentos no papel seu projeto não terá boa qualidade e conseqüentemente não terá atingido o objetivo.
Muitos Projetos são feitos por imposição de alguma instituição, porém é importante que o pesquisador escolha um assunto que futuramente lhe seja útil. Ele não deve ser um documento muito longo porque pode torná-lo muito maçante e cansativo para quem o lê. Deve ser claro, mesmo com poucas palavras, ser capaz de dizer o que o Pesquisador se propôs a fazer e o que está planejando.
A escolha do tema é um fator importante para o sucesso da pesquisa. A expansão de um projeto depende basicamente do tempo que se pode dispor para realizá-lo. É importante escolher temas de Pesquisa que possam ser realizadas dentro do tempo e nas condições técnicas que o pesquisador dispõe.
Alguns professores ou pesquisadores de metodologia costumam afirmar que o Projeto de Pesquisa deve atender a três questionamentos essenciais. Que são :
• O que vou pesquisar (problema, tema)?
• Por que e Para que vou pesquisar (importância, ou justificativa)?
• Como vou pesquisar (onde, quando, com que métodos, com que meios, em quanto tempo)? Quando o Pesquisador têm a noção exata e as respostas a esses questionamentos, já terão grande parte de seu trabalho nas mãos, pois essas são as grandes dúvidas que surgem em um primeiro momento.
O texto também apresenta técnicas importantes para serem