Karl marx
Karl Marx junto com Engels constituíram a mais interessante teoria econômica do estado, o Socialismo, e logo, criaram algumas de suas variações para assim o aperfeiçoamento da teoria. Tal coisa é percebida quando Marx cria a variação entre o Socialismo utópico e cientifico. Marx sofre uma grande influencia de Engels em suas teorias, afinal, Engels financiava todas as teorias criadas por Marx. Ele ainda criticou a divisão de classes em seu livro A ideologia alemã.
Marxismo
Karl Marx com suas teses e obras publicadas, criticou fortemente a cultura constituída pelo Capitalismo excessivo em sua época. Marx dizia que o Capitalismo gerava classes, e desta forma com a criação de classes, a divisão destas classes também ocorre, e exatamente esta divisão, era o que Marx era contra, onde ele dizia que a sociedade esta sobre a condição de manter dominantes e dominados, onde o dominante sempre é aquele que possui uma condição capital maior do que o dominado, ou em relação a propriedades, onde aquele que possuir mais destas propriedades será logo o dominante, tal coisa ocorria muito na época em que Karl Marx era vivo.
Desta forma Marx e Engels dizem que uma maneira de possuir e se manter no poder e ser um dominante é a violência, tendo a força como uma forma de opressão sobre aquele que não pode ir contra. Porem, esta forma de conquistar o poder, segundo Marx não é muito viável, pois o mesmo diz que com o tempo poderá ocorrer a violência refletida, fazendo com que aqueles que estão abaixo do poder se revoltem, logo Marx diz que o melhor é o convencimento a partir do conhecimento é da persuasão, fazendo com que a ideologia criada por Marx entre em vigor a partir do convencimento sem a violência estabelecida por Marx.
Marx em suas obras também vem a criticar alguns meios que vem a fazer a manipulação excessiva do indivíduo, tal coisa ocorre, segundo Marx, em meios de comunicação, Igreja, escolas. Desta forma Marx era totalmente contra a teorias que