Tipos de redes de dados em nuvem
Uma nuvem de rede de longa distância pode ser categorizada pelo modo que transfere informações de uma extremidade da nuvem a outra. Os três tipos de nuvem são comutação de circuito, comutação de pacote e broadcast. Vamos examinar cada uma delas.
Rede de Comutação de Circuito
Uma rede de comutação de circuito é uma nuvem de rede na qual um circuito dedicado é estabelecido entre transmissor e receptor, e todos os dados passam por esse circuito. Um dos melhores exemplos de uma rede de comutação de circuito é o sistema telefônico discado. Quando alguém faz ligação em uma rede telefônica discada, um circuito, ou caminho, é estabelecido entre a pessoa que faz a chamada e o receptor da chamada. O circuito físico é dedicado, para essa única chamada e existe pela duração da chamada. As informações (a conversa telefônica) seguem esse caminho dedicado de nó para nó na red. Uma rede de longa distância na qual a informações segue um caminho dedicado de nó para nó na rede é uma rede de longa distância de comutação de circuito.
Quando uma chamada telefônica é feita por uma rede de comutação de circuito, a rede precisa de tempo para estabelecer e destruir o circuito. Mas uma vez que o circuito é estabelecido, todos os dados subseqüentes viajam rapidamente de nó para nó. Uma rede comutação de circuito tem duas desvantagens principais. Primeiro, cada circuito é dedicado a uma conexão somente. Segundo, quando o circuito é utilizado para transferência de dados (em oposição á voz), não está sendo provavelmente usado em sua totalidade, uma vez que a transferência de dados de computador é, com freqüência, esporádica.
Apesar do uso disseminado de redes de comutação de circuito por todo o século XX, várias redes de comutação de circuito operadas por companhias telefônicas foram ou estão sendo substituídas por um projeto de redes mais eficiente – a rede de comutação de pacote. Mas a transição da rede de comutação de circuito para a comutação