Redes de comutação de circuitos e de comutação de pacotes
1.
Disponível em: http://www.cisco.com/en/US/tech/tk365/technologies_white_paper09186a008014f8a9.shtml (com adaptações). Acesso em: 29 abr. 2011.
A figura acima mostra uma breve comparação entre o Modelo de Referência OSI e o Modelo TCP/IP. A partir desta figura, realize um estudo comparativo (texto único de 20 a 25 linhas) entre este padrão de fato (Modelo TCP/IP) bem como o padrão de júri (Modelo OSI) e aponte as principais diferenças entre estas arquiteturas, analisando as seguintes características: (4,0 pontos)
R:
Modelo OSI e Modelo TCP/IP
Os modelos TCP/IP e OSI possuem diferenças e semelhanças, ambos possuem camadas com praticamente a mesma função, tendo o modelo TCP/IP menos camadas que o modelo OSI, diferenciando pela compactação das camadas no modelo TCP/IP, ou seja, combina mais de uma camada em uma mesma camada. Confira:
Modelo OSI
Camada 7: Aplicação - Fornecer ao usuário uma interfase para os mais diversos serviços. (Serviços estes proporcionados pelas camadas inferiores.)
Camada 6: Apresentação - Transmissão e conversão de uma informação para um formato que possa ser entendido pelo receptor.
Camada 5: Sessão - Oferecer aos usuários meios para estabelecimento de conexões.
Camada 4: Transporte - Permitir a transferência de informações do sistema emissor ao receptor.
Camada 3: Rede - Controle das operações da rede: Roteamento e Congestionamento
Camada 2: Enlace - Detecta e corrige erros de transmissão
Camada 1: Física - Responsável apenas pela transmissão de bits.
Modelo TCP/IP
Camada 4: Aplicação (Aplicação, Apresentação e Sessão) - Comunicação entre os aplicativos e o protocolo de transporte.
Camada 3: Transporte - Transporte de dados.
Camada 2: Internet - Responsável pelo roteamento de pacotes, ou seja, adiciona ao datagrama informações sobre o caminho a ser percorrido.
Camada 1: Rede (Física e Enlace) - Especifica como os dados são enviados fisicamente pela rede.
Como podem ver a camada