Redes- comutação
Basicamente existem dois tipos de comutação, por: - Circuito e - Pacotes.
Por circuito: Quando dois computadores ou duas redes necessitam de uma conexão entre elas uma conexão é montada, como se fosse um fio ligando os dois computadores ou as duas redes, da mesma forma que ocorre num sistema telefônico.
Redes por comutação de circuitos possuem algumas características marcantes:
A conexão usa sempre o mesmo caminho chamada circuito.
Os dados sempre recebidos na mesma ordem em que são enviados – a conexão é tipicamente orientada a conexão.
Redes que garantem a entrega dos dados são chamadas de orientadas a conexão.
E as que não garantem essa entrega são chamadas de não orientadas a conexão.
É uma conexão determinística: Quando se sabe exatamente os dados chegarão ao destino.
Largura de banda é garantida: O serviço alugado garante uma taxa de transferência mínima.
Comutação por pacotes
Neste tipo de rede os dados são divididos em pedaços menores chamados pacotes. O caminho que cada pacote seguira não é fixo, ele será definido por cada roteador. Os roteadores que definirão o melhor caminho dependendo de como eles estão configurados, por exemplo, o melhor caminho pode ser o mais curto ou pode ser o caminho menos congestionado, pacotes podem trafegar por caminhos diferentes e podem chegar fora de ordem ao destino. Em redes de comutação de pacotes os roteadores aceitam mais dados mesmo que estejam sobrecarregados diminuído o desempenho das conexões.
As redes com comutação de circuitos funcionam de maneira bem previsível e sempre os pacotes de dados gastam o mesmo tempo para chegar ao destino por isso são determinísticas e as redes por comutação de pacotes como não temos como saber de antemão com exatidão quando os pacotes chegaram ao destino são chamados de probabilística.
Handshake de Três vias