Análise da proposta curricular de camaragibe
Análise da Proposta Curricular de Camaragibe
Análise desenvolvida pelos alunos Aline Karla, Edny Guerra, Karla Karoline e Marco Antônio. Orientada pela profª Tatiana Araújo, como desempenho da disciplina Currículos e Programas.
Recife, novembro de 2009.
Visão da escola e Ensino
✓ Concepção de escola e ensino O artigo 29 de LDB/96 aponta como finalidade da educação infantil “o desenvolvimento integral da criança até os seis anos”. Dessa forma, assegurar o desenvolvimento integral da criança implica incorporar a indissociabilidade entre o cuidar e o educar na gestão da política, na prática pedagógica cotidiana e na cultura profissional. Segundo a proposta a Instituição de Educação Infantil é um dos contextos de desenvolvimento da criança. Além de cuidar, proteger, ela deve criar condições para o desenvolvimento cognitivo, simbólico, social e emocional da criança. As crianças nela vivem, convivem, exploram, conhecem construindo uma visão de mundo e de si mesmas, construindo-se como sujeitos. A educação da criança deve ser orientada pela lógica do direito ao desenvolvimento pleno, pela garantia do direito a cultura devida, do direito a viver a infância com dignidade. A função da educação básica e da educação infantil deve focar o desenvolvimento do educando (LDB/96, artigos 2º e 22º). È na faixa etária da Educação Infantil que a criança define seu estilo de aprender e constrói a matriz de abordagem de mundo.
✓ Concepção de ensino-aprendizagem
A Prefeitura Municipal de Camaragibe exibe em sua Proposta Pedagógica uma concepção que privilegia o ensino enquanto construção interativa do conhecimento, o desenvolvimento pleno das