História ibérica resenha crítica do texto da monografia “ a civilização ibérica”
História Ibérica
Resenha crítica do texto da monografia “ A civilização Ibérica”
MACAPÁ – AP
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
Adriene Camile Simões Gomes
História Bacharelado 2011
Resenha crítica
MACAPÁ – AP
2012
Ao nos deparamos com a cultura brasileira não nos damos contas das influências que essa sociedade foi formada, tendo como estudo seus costumes e tradições. Quase nunca nos perguntamos de onde vem essa cultura e desconhecemos sua essência, muitas vezes sem fazer uma analise do processo histórico-cultural que preenche nossa sociedade. Nossas festas, crenças, religiosidade são uns dos que fatores que completam nossas características de forma de viver de uma maneira comum a todos. Muitas dessas características surgem logo na formação deste país, vindas junto com seus primeiros colonizadores, são costumes que vêm e perpetuam-se na tradição do Brasil, costumes Ibéricos e Africanos, vindos com senhores, escravos, lavradores. E eles trouxeram com eles todas as características comuns a sociedade que eles participaram e aprenderam. E assim foi formando a nossa característica junto com essas várias outras culturas.
Os povos Ibéricos por mais que pareça distante da realidade brasileira tem grande colaboração pra consciência e cultura do nosso povo. E os principais legados culturais deixados por essa civilização é o patrimonialismo e cristianismo. E esses legados são os que estão mais enraizados dentro da nossa sociedade.
Os povos que formaram a civilização Ibérica eram os Iberos, tartesos, Celtiberos, Bascos, gregos e os romanos. Os povos vindos da África para a Europa e quase que certamente os 1º povos a habitarem a Península Ibérica foram os Iberos vindos da África que se fixaram na região da Andaluzia e depois migram para o Tejo e o Doro e para as costas do Mediterrâneo. Possivelmente eram descendentes de