Lingua Portuguesa
INTRODUÇÃO AOS GÊNEROS DO DISCURSO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. Reflita sobre o conteúdo estudado nesta unidade, complemente as informações e acesse o artigo “Texto e não texto”, disponível em http://www.geocities.ws/jonascimento/textualidade/texto.html. Em seguida, elabore, com suas palavras, uma definição para texto e outra para não texto, a partir das informações lidas no artigo e na apostila. Se necessário, acesse outras informações, mas não se esqueça de citar as referências.
Texto é o conjunto de palavras e frases escritas ou pronunciadas que transmitem uma mensagem, podendo ser para informar, convencer e etc. Encontramos o texto em nosso dia a dia nas mais diversas formas na música que cantamos no jornal que lemos toda manhã, na conversa com nossos filhos.
O texto é qualquer ocorrência linguística que tenha sentido que permita comunicação entre o seu produtor e o destinatário é considerada texto.
Não texto - é o conjunto de palavras e frases que ao ser interpretado não tem sentido ele fica sem coerência. 2. O que são ambientes discursivos e como eles podem influenciar na produção de um texto? Exemplifique com situações vivenciadas por você em seu dia a dia.
O ambiente discursivo pode ser uma sala de reuniões onde se traçam metas, discutem projetos, transmitem informações e até mesmo buscam opiniões. No meu trabalho quando somos chamados para participar de uma reunião a secretária deve estar sempre presente para a anotação na ata. Neste exemplo o texto é produzido de forma oral e escrita.
3. Leia com atenção os textos a seguir e avalie se cada um deles está em verso ou em prosa.
Texto 1
Poesia é... brincar com as palavras como se brinca com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam.
Como a água do rio que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de