Língua Portuguesa
Nomes:
Introdução
O presente trabalho insere-se na disciplina de Língua Portuguesa, a temática escolhida é a Evolução da Língua Portuguesa, um tema interessante e muito importante para a cultura geral, neste trabalho pretendemos divulgar um pouco mais sobre o contexto biológico da Língua Portuguesa. Este texto procura inicialmente apresentar um pouco da história desta língua, partindo das raízes latinas na Europa até o português moderno. Em seguida, apresentar a situação actual do português nos diversos países e regiões do mundo onde ele é falado.
Esse trabalho teve como objetivos, identificar como funcionavam as concepções de ensino em tempos passados, e compara com os métodos de ensino da língua portuguesa nos tempos atuais.
Foram utilizadas para a efetivação desta Produção de Aprendizagem as seguintes metodologias: registros das tele-aulas, leitura de livros, pesquisa em sites.
História da Língua Portuguesa
A língua portuguesa é hoje a 8ª língua mais falada do mundo e a língua oficial de 9 países.
Como língua viva, dinâmica, o Português resultou da evolução e influência de várias línguas de povos invasores da Península Ibérica, desde a língua dos primeiros povos, como a dos Lusitanos, até à dos Romanos. Invasões do território lusitano pelos Visigodos e pelos Árabes deixaram marcas na nossa língua, mas foi o Latim que teve grande influência no nascimento do Português. À medida que Roma conquistava novos povos, obrigava o uso do latim como língua oficial por toda a extensão do Império Romano.
Havia duas espécies de latim: o clássico, falado e escrito pelas pessoas cultas, e o vulgar, apenas falado pelo povo. A modalidade do latim imposta aos vencidos era o latim vulgar e, como os povos vencidos eram diversos e falavam línguas diferenciadas, o latim sofreu alterações distintas em cada região, o que resultou no surgimento dos diferentes romanços e posteriormente nas diferentes línguas neolatinas.
Após