lingua portuguesa
ULBRA/São Jerônimo
Comunicação e expressão
Professora: Rosani Nascimento Leite
Língua Portuguesa
Natasha Souza
Abril/2013
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Histórico 4
Evolução 6
A língua portuguesa no Brasil 9
A língua portuguesa no mundo 10
Português do Brasil X Português de Portugal 12
Curiosidades 15
Quando surgiram os sinais de pontuação 15
Dialetos do Brasil 16
Como surgiram os diferentes sotaques do Brasil 16
Palavrão 18
Conclusão 19
Bibliografia 20
Introdução
Este trabalho tem por objetivo fazer uma verificação, ainda que sucinta, sobre a língua portuguesa. Visa expor de forma coerente os fatos históricos que levaram a formação da língua, mostrar a evolução do idioma em Portugal e no Brasil, sua abrangência pelo mundo e suas curiosidades.
A língua portuguesa tem uma história fascinante, é um dos poucos idiomas presentes na África, na América, na Ásia e na Europa, sendo falado por mais de 200 milhões de pessoas.
Trata-se de um trabalho formado a partir de pesquisas bibliográficas em livros e na internet, com ênfase no segundo, pelo fato de este possuir um conteúdo mais atualizado a cerca do tema proposto.
Histórico
Acredita-se que grande parte das línguas faladas na Europa e na Ásia são advindas da mesma língua de origem, denominada pelo termo indo-europeu. Com exceção do basco, todas as línguas oficiais dos países da Europa Ocidental pertencem a quatro ramos da família indo-européia: o helênico (grego), o românico (português, italiano, francês, castelhano, etc.), o germânico (inglês, alemão) e o céltico (irlandês, gaélico).
A língua portuguesa é originária de uma modalidade falada do latim e desenvolveu-se na costa oeste da Península Ibérica (atuais Portugal e região da Galiza) incluída na província romana da Lusitânia.
Os romanos chegaram à Península Ibérica em 218 A.C. e trouxeram com eles o latim vulgar, de onde se origina