neoplasias
Trabalho de Citologia
Neoplasias
Alunos
Marina Moura
Jonatan Deyzon
Maria Augusta Duarte
Taissa ferreira
Bruna Martins
Cidmar campos
Neoplasia
Conceito:
As neoplasias podem ser conceituadas como: "Proliferações locais de clones celulares cuja reprodução foge ao controle normal, e que tendem para um tipo de crescimento autônomo e progressivo, e para a perda de diferenciação."
O conceito indica bem a origem da palavra "neoplasia": "neo” = novo; "plasia" = formação. O crescimento autônomo de uma população celular, bem como a liberdade de diferenciação (a perda da diferenciação pode ser entendida como uma ação que a célula adquire de se especializar segundo novas regras, interpretada por nós como sendo uma perda da diferenciação normal) indica que há um novo tecido se formando no local. Alguns autores chamam a neoplasia de "tumor", a despeito de esse termo se referir a qualquer aumento de volume não necessariamente neoplásico. Trata-se de uma convenção cuja adoção e proposta devem ser sempre esclarecidos pelo grupo que a adota.
Etiologia:
Os agentes causadores das neoplasias ainda constituem um mistério. Devido à complexidade de alterações celulares presentes, ainda não se conseguiu isolar o agente agressor. De qualquer forma, estes foram agrupados como se segue, tendo uma participação no mecanismo neoplásico ainda não muito bem definido. As pesquisas envolvendo a etiologias das neoplasias abordam uma possível origem a partir da alteração direta do DNA. Isso implica que o agente agressor foi de tal ordem que suplantou os mecanismos de reparação do DNA naturalmente disponíveis. Acredita-se hoje que, para uma célula se tornar neoplásica, são necessárias inúmeras mutações, ou seja, várias modificações no código genético em intervalos de tempo distintos para que a célula adquira fenótipo neoplásico. Vale dizer que uma célula normalmente sofre mutações no