Unirb
FÍSICA PARA ENGENHARIA III
Profa. Ana Claudia Moreira – 2014.1
1. Qual deve ser a distância entre a carga pontual q1 = 26,3 μC e a q2 = -47,1 μC para que a força elétrica atrativa entre elas tenha uma intensidade de 5,6 N?
2. Duas partículas igualmente carregadas, mantidas a 3,20 m de distância uma da outra, são liberadas a partir do repouso. Observa-se que a aceleração inicial da primeira partícula é de 7,2 m/s2 e que a da segunda é de 9,16 m/s2. A massa da primeira partícula é de 6,31 × 10-7 kg.
Encontre: (a) a massa da segunda partícula e (b) o módulo da carga comum às duas.
3. Duas cargas puntiformes eletrizadas estão fixadas a 3,0 mm uma da outra. Suas cargas elétricas são idênticas e iguais a 2,0 nC, positiva. Determine a intensidade da força eletrostática sabendo que o meio é o vácuo.
4. Duas cargas elétricas puntiformes positivas e iguais a Q estão separadas por uma distância de 30,0 cm no vácuo. Sendo a força de repulsão mútua tem intensidade 4,0. 10-1N. Determine a carga Q.
5. Duas cargas elétricas positivas e iguais a 1C, no vácuo, se repelem com uma força de repulsão de 3,6. 10-2 N. Determine a distância entre as cargas elétricas.
6. As cargas da figura estão localizadas no vácuo. As cargas elétricas Q1= 8C e Q2 = 2C estão fixas a uma distância de 1,5 m. Determine a posição de equilíbrio x para carga Q3 = - 4C sob a ação exclusiva das forças eletrostáticas, colocada entre as cargas Q1 e Q2.
7. Duas cargas elétricas positivas e puntiformes, das quais uma é triplo da outra, repelem-se com forças de intensidade 2,7 N no vácuo, quando a distância entre elas é 10 cm. Determine a menor das cargas.
8. Duas pequenas esferas idênticas estão situadas no vácuo, a certa distância d, aparecendo entre elas uma força elétrica de intensidadeF1. A carga de uma é o dobro da carga da outra. As duas pequenas esferas são colocadas em contato e, a seguir, afastadas a uma distância2d, aparecendo