Pedagogia
Ao longo de nossa vivencia enquanto falantes, temos a oportunidade de convivermos com uma enorme diversidade de textos.
Basta sairmos às ruas que taõlogo esta confirmada esta ocorrência. Saõ planfetos,otdoors, cartazes, dentre outros.
Ao enfartizarmos sobre os tipos textuais, esta classificaçaõ relaciona-se com a natureza línguistica expressa pelos mesmos classificando - se em narrativos descritivos e dissertativos. Por exemplo.
Um texto narrativo caracteriza - se pela sucesaõ de fatos ligados a um determinado acontecimento seja ela real ou fictício, o qual pressupõe - se de todos os elementos referentes à modalidade em questaõ, como narrador , personagens , descrito, tempo e espaço.
O descritivo pauta - se pela descriçaõ minuciosa de uma determinada pessoa objeto, animal ou lugar na qual as impressões saõ retratadas da maneira fiel.
O dissertativo concreta - se pela exposição de idéias reforçadas em argumentos lógicos e convicentes acerca de um determinado assunto.
Já os gêneros textuais são diretamente ligados às situações cotidianas de comunicaçaõ, fortalecendo os relacionamentos interpessoais por meio da troca de informações.
Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não.
Modalidades dissertativas contituem as estruturas sócias ( narrativas , dissertativas , argumentativas ) utilizadas como formas de organizar a línguagem.
Dessa forma, podem ser considerados exemplos de genêros textuai: anúncios, convites, atas, avisos, progamas, de auditório, bulas, cartas , comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios,entrevistas,contratos, decretos,discursos políticos, histórias, instruções e uso,letras de músicas, leis , mensagens, noticias.
Saõ textos que circulam no mundo que tem uma funçaõ específica, para um público especifico e com caracteristicas própias. Alias, essas caracteristicas peculares de um genêro discursivo nos permitem abordar aspectos de textualidade, tais